Tecnologia

Apple planeja casa inteligente controlada pelo iPhone

A Apple vai anunciar, na semana que vem, uma linha de produtos que vão permitir o controle de eletrodomésticos pelo iPhone, diz o Financial Times


	Nest: termostato doméstico que pode ser controlada pelo iPhone
 (Getty Images)

Nest: termostato doméstico que pode ser controlada pelo iPhone (Getty Images)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 26 de maio de 2014 às 17h20.

São Paulo -- Parece que a Apple se prepara para ingressar numa nova categoria de produtos, a das casas inteligentes.

Na próxima segunda-feira, no evento WWDC 2014, ela vai mostrar tecnologias para controlar eletrodomésticos, luzes, câmeras de vigilância e sistemas de alarme com o iPhone, diz o Financial Times.

O jornal afirma que o sistema da Apple vai permitir, por exemplo, que as luzes da casa se acendam automaticamente quando um dos moradores chegar. Para isso, o smartphone vai acionar a iluminação através de uma conexão Wi-Fi ou Bluetooth.

A Apple já registrou diversas patentes relacionadas com casas inteligentes. Uma delas fala justamente de um sistema que detecta a presença de um dispositivo (como um smartphone) e aciona algum aparelho no local (como as luzes).

O Financial Times diz, ainda, que a Apple vem conversando com fabricantes de equipamentos domésticos. O objetivo é certificar alguns deles para que ofereçam produtos compatíveis com o novo sistema.

Já há produtos desse tipo à venda na Apple Store americana. Alguns exemplos são os termostatos da Nest (que agora pertence ao Google), as câmeras de vigilância Dropcam, os alarmes iSmartAlarm e vários modelos de babá eletrônica.

No Brasil, a loja online da Apple vende as lâmpadas Philips Hue, que também podem ser controladas por meio de um iPhone ou iPad.

Mas cada um desses produtos tem seu próprio app de controle. Agora, espera-se que a Apple apresente um sistema centralizado de gerenciamento para todos eles. 

Se a notícia se confirmar, a turma de Cupertino estará seguindo os passos de seus rivais. O Google, em janeiro, pagou 3,2 bilhões de dólares pela Nest, fabricante de termostatos e detectores de fumaça domésticos que trabalham conectados em rede.

A Samsung anunciou, em abril, a linha Smart Home de máquinas de lavar e refrigeradores que podem ser controlados pelo smartphone. A empresa sul-coreana já oferece, também, um app que transforma um smartphone Galaxy em controle remoto para televisores.

O WWDC, evento anual da Apple para desenvolvedores, começa na próxima segunda-feira em São Francisco, na Califórnia. O CEO Tim Cook e sua equipe devem fazer os anúncios mais importantes na sessão de abertura. Ela terá cobertura ao vivo de EXAME.com, começando às 14 horas (horário de Brasília).

Acompanhe tudo sobre:AppleCelularesEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaiPhoneRumores techSmartphonesTecnologia da informaçãoTecnologias sem fio

Mais de Tecnologia

China considera vender TikTok para Elon Musk como alternativa à proibição nos EUA

Como o "Pix indiano" desafiou as gigantes Mastercard e Visa

Mercado de smartphones cresce 4% após dois anos de queda

Batalha de gigantes: a saga de Zuckerberg e Cook na liderança das big techs