Negócios

Saraiva reduz previsões de receita e lucro operacional

Menor avanço do e-commerce e vendas abaixo do esperado para o Programa Nacional do Livro Didático influenciaram


	Livraria Saraiva: expectativa agora é de uma receita bruta consolidada de 2,3 bilhões a 2,5 bilhões de reais no ano
 (Wikimedia Commons)

Livraria Saraiva: expectativa agora é de uma receita bruta consolidada de 2,3 bilhões a 2,5 bilhões de reais no ano (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de novembro de 2014 às 09h02.

São Paulo - A varejista e editora Saraiva informou nesta segunda-feira que reduziu suas estimativas para receita e lucro operacional em 2014, diante de menor avanço do e-commerce e vendas abaixo do esperado para o Programa Nacional do Livro Didático - PNLD/2015.

A expectativa agora é de uma receita bruta consolidada de 2,3 bilhões a 2,5 bilhões de reais no ano, ante projeção anterior de 2,4 a 2,6 bilhões de reais, e mais perto do resultado de 2,26 bilhões de reais obtido no ano anterior.

Segundo a companhia, o volume menor que o esperado das vendas do comércio eletrônico e das vendas da editora no âmbito do programa do governo PNLD/2015 acabou ofuscando a expansão de 13 por cento das vendas em lojas físicas no acumulado do ano até setembro, alcançada "apesar da deterioração do consumo no Brasil".

Com base nesse cenário, a Saraiva reduziu substancialmente sua previsão para o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado no ano, a 110 milhões a 130 milhões de reais, ante expectativa anterior de 190 milhões a 210 milhões de reais.

Com isso, o Ebitda ajustado da companhia mostrará recuo ante os 150 milhões de reais alcançados no ano passado mesmo se atingir o topo da faixa estimada. Em comunicado nesta segunda-feira, a companhia também informou que espera apurar dívida líquida ajustada de 500 milhões a 600 milhões de reais ao final de 2014, retirando das suas previsões a expectativa de dívida líquida ajustada sobre o Ebitda ajustado.

Acompanhe tudo sobre:e-commerceEmpresasLivrosSaraivaVarejoVendas

Mais de Negócios

Os motivos que levaram a Polishop a pedir recuperação judicial com dívidas de R$ 352 milhões

OPINIÃO: Na lama da tragédia, qual política devemos construir?

Conheça a Rota das Artes, o novo roteiro turístico de Minas Gerais

Fabricio Bloisi deixa operação do iFood para assumir comando de grupo de investimentos Prosus

Mais na Exame