Acompanhe:
seloNegócios

Itaú divulga resultados diante de avanço das fintechs

Expectativa é de que Itaú apresente queda no lucro no 4o trimestre e no ano de 2020, devido à pandemia; pesquisa mostra avanço das fintechs e acende alerta para o setor

Modo escuro

Continua após a publicidade
Itaú: banco divulga resultados nesta segunda-feira (./Getty Images)

Itaú: banco divulga resultados nesta segunda-feira (./Getty Images)

M
Mariana Desidério

Publicado em 1 de fevereiro de 2021 às, 06h00.

Última atualização em 1 de fevereiro de 2021 às, 08h17.

O banco Itaú divulga nesta segunda-feira os resultados do 4º trimestre e do ano completo de 2020, e abre a temporada de balanços dos grandes bancos. Os números chegam em momento de alerta para o setor. Uma pesquisa realizada pelo JP Morgan mostrou que os clientes das fintechs e bancos digitais estão mais satisfeitos do que os clientes dos bancos tradicionais e que a era das agências pode estar perto do fim. Isso em um contexto de queda nos lucros dos bancos tradicionais, devido à pandemia.

Esta reportagem faz parte da newsletter EXAME Desperta. Assine gratuitamente e receba todas as manhãs um resumo dos assuntos que serão notícia.

De acordo com o levantamento, o NPS (indicador que mostra a satisfação do cliente) do banco Inter foi de 88 pontos, seguido pelo Nubank, com 86. Dentre os bancões, a Caixa ficou com 63 pontos, Santander com 57 e Itaú com 53. O índice foi medido a partir da pergunta: “De 1 a 10, qual é a chance de você recomendar seu principal banco a um amigo?”.

Para o JP Morgan, esse é um indicador importante. “Descobrir que as fintechs têm NPS substancialmente  maior que os tradicionais levanta uma bandeira amarela para a maior parte dos bancos que cobrimos”, afirma o banco de investimentos.

A pesquisa também mostra que o Itaú aparece como principal banco para a maior parte dos respondentes: 15,8%, seguido pelo Nubank, com 14,9%. Para a maior parte dos que têm o Itaú como principal banco, o fator principal é a confiança na instituição, indicada por 37% dos entrevistados, o maior índice entre todos os bancos analisados.

Ainda assim, Itaú e outros bancões precisam se mexer. A estimativa do levantamento é de que as taxas de conta corrente estão com os dias contados – e elas ainda são fonte importante de receita para os grandes bancos. As agências bancárias também perdem importância de forma acelerada.

“A noção de que a distribuição de agências parece não ser tão importante para os clientes também reforça nossa visão de corte de custos substancial e fechamento de agências para compensar os problemas com as taxas”, dizem os analistas do JP Morgan.

O resultado do Itaú chega alguns dias após o banco digital Nubank divulgar novo aporte de 400 milhões de reais, o que o leva a uma avaliação de cerca de 25 bilhões de reais, colocando-o entre os quatro maiores bancos do país em valor de mercado.

A expectativa do mercado é de que o Itaú apresente queda no lucro no quarto trimestre e no total de 2020, seguindo a tendência do setor, cujos resultados foram afetados pelas provisões para lidar com possíveis perdas devido à pandemia de covid-19. No terceiro trimestre, o Itaú teve lucro líquido de 5 bilhões de reais, queda de 29,7% em comparação com o mesmo período de 2019.

Os resultados divulgados hoje vão indicar o que esperar do Itaú e dos grandes bancos em 2021. Mas as respostas colhidas pelo JP Morgan já dão uma pista do que vem pela frente.

Últimas Notícias

Ver mais
Saque-aniversário do FGTS: veja quem pode resgatar o dinheiro até esta quinta-feira
seloMinhas Finanças

Saque-aniversário do FGTS: veja quem pode resgatar o dinheiro até esta quinta-feira

Há 22 horas

Rumo tem lucro líquido de R$ 1 Mi no 4º trimestre de 2023
seloMercados

Rumo tem lucro líquido de R$ 1 Mi no 4º trimestre de 2023

Há um dia

Como as greves dos funcionários do Banco Central afetam as fintechs
Um conteúdo Bússola

Como as greves dos funcionários do Banco Central afetam as fintechs

Há um dia

Banco da Amazônia busca aumento de capital para elevar a oferta de crédito na região Norte
ESG

Banco da Amazônia busca aumento de capital para elevar a oferta de crédito na região Norte

Há um dia

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais