Negócios

Carlos Slim desbanca Bill Gates e se torna o mais rico do mundo

Fortuna pessoal do mexicano é estimada em cerca de 68 bilhões de dólares; supremacia de Gates durou 13 anos, segundo a Forbes

Carlos Slim, agora o mais rico do mundo

Carlos Slim, agora o mais rico do mundo

DR

Da Redação

Publicado em 15 de março de 2011 às 10h31.

O mexicano Carlos Slim Helú, dono de uma fortuna de 67,838 bilhões de dólares, tornou-se o homem mais rico do mundo. Controlador da operadora América Móvil, dona da Claro no Brasil, Slim superou o magnata da Microsoft, Bill Gates, que vinha mantendo a liderança no ranking de riqueza mundial há 13 anos com um patrimônio atual 56 bilhões de dólares, de acordo com a revista Forbes.

A estimativa da fortuna de Slim foi feita pela publicação financeira Sentido Común, do México. De acordo com o periódico, "muitos empresários que optaram por colocar suas empresas na bolsa mexicana há alguns anos conseguiram acumular grandes fortunas, como Carlos Slim".

Slim já havia sido alçado ao posto de número 2 na lista dos mais ricos do mundo em abril, pela revista Forbes. Filho de um imigrante libanês, o mexicano iniciou sua trajetória rumo aos bilhões em 1990, quando comprou a operadora de telefonia fixa Teléfonos de México (Telmex) durante processo de privatização. Em 2006, o empresário investiu 3,7 bilhões de dólares na compra das operações da Verizon na América Latina, o que fez com que as operações de sua companhia chegassem a Porto Rico e República Dominicana.

Acompanhe tudo sobre:BilionáriosBill GatesCarlos SlimClaroEmpresáriosEmpresasListas da ForbesMicrosoftPersonalidadesTelmex

Mais de Negócios

Na era dos smartphones, ela fez das telas de vidro um negócio de mais de US$ 10 bilhões

Os motivos que levaram a Polishop a pedir recuperação judicial com dívidas de R$ 352 milhões

OPINIÃO: Na lama da tragédia, qual política devemos construir?

Conheça a Rota das Artes, o novo roteiro turístico de Minas Gerais

Mais na Exame