Mundo

Trump parabeniza Boris Johnson e diz que premiê "será ótimo"

Presidente americano teve relações tensas com a primeira-ministra britânica de saída, Theresa May, apesar de ter sido recebido para uma visita de Estado

Boris e Trump: presidente americano parabenizou o novo líder do Partido Conservador britânico e próximo primeiro-ministro do Reino Unido (Kevin Lamarque/Reuters)

Boris e Trump: presidente americano parabenizou o novo líder do Partido Conservador britânico e próximo primeiro-ministro do Reino Unido (Kevin Lamarque/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 23 de julho de 2019 às 10h09.

Última atualização em 24 de julho de 2019 às 11h50.

Washington — O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, saudou nesta terça-feira a escolha de Boris Johnson como novo líder do Partido Conservador britânico e próximo primeiro-ministro do Reino Unido, em um possível sinal de relações mais próximas entre os dois aliados.

"Parabéns a Boris Johnson por se tornar o novo primeiro-ministro do Reino Unido. Ele será ótimo!", escreveu Trump em publicação no Twitter logo após a eleição de Johnson.

Trump teve relações tensas com a primeira-ministra britânica de saída, Theresa May, apesar de ter sido recebido para uma visita de Estado.

Os laços ficaram ainda mais tensos neste mês, após o vazamento de mensagens do então embaixador britânico em Washington com críticas a Trump. O enviado renunciou ao cargo após a revelação.

O presidente norte-americano elogiou várias vezes Johnson, um ex-prefeito de Londres e árduo defensor do Brexit que já foi comparado a Trump por sua abordagem combativa e não convencional.

Johnson era o favorito para vencer a eleição do Partido Conservador, apesar de uma vida particular polêmica e da reputação de mentiras e de falta de seriedade e disciplina. Ele substitui May, que deixa o cargo depois de não cumprir seu plano de deixar a União Europeia.

Acompanhe tudo sobre:Boris JohnsonBrexitDonald TrumpReino UnidoTheresa May

Mais de Mundo

Como a província chinesa de Fujian resolveu problemas de produção escassa de alimentos

Comunidade empresarial chinesa faz apelo aos EUA para cancelarem medidas de tarifas sobre produtos

Netanyahu nega propostas para governo civil palestino em Gaza

EUA afirma que China 'não pode ter' Rússia e Ocidente simultaneamente

Mais na Exame