Mundo

Pesquisa calcula contribuição de cada gol para a economia

Paris - Uma vitória da seleção francesa nas oitavas deve render quase 1 bilhão de euros (R$ 2,2 bilhões) para lojas e restaurantes, divulgou nesta segunda-feira um instituto de pesquisas britânico. A estimativa do Center for Retail Research, com sede em Nottingham, é de que um placar favorável para os Azuis nesta altura do campeonato […]

Se a Inglaterra for finalista na Copa, comerciantes e donos de restaurantes devem lucrar 2,5 bilhões de euros (AFP/Paul Ellis)

Se a Inglaterra for finalista na Copa, comerciantes e donos de restaurantes devem lucrar 2,5 bilhões de euros (AFP/Paul Ellis)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de junho de 2010 às 17h54.

Paris - Uma vitória da seleção francesa nas oitavas deve render quase 1 bilhão de euros (R$ 2,2 bilhões) para lojas e restaurantes, divulgou nesta segunda-feira um instituto de pesquisas britânico.

A estimativa do Center for Retail Research, com sede em Nottingham, é de que um placar favorável para os Azuis nesta altura do campeonato seria um gol de placa para os comerciantes: 874 milhões de euros. Os donos de restaurantes ficariam com uma boquinha menor: 92 milhões de euros.

Trata-se de um aumento de 2% em relação a junho e julho sem Copa do Mundo. Caso os franceses passem à final, a bolada seria de 1,6 bilhão de euros para os comerciantes e de 250 milhões para os donos de restaurantes.

Se a Inglaterra chegar às oitavas, as vendas para os meses de junho e julho devem chegar, sempre de acordo com esse pesquisa, a 1,1 bilhão de euros. Os gastos em bares aumentariam em 127 milhões de euros.

Se os ingleses forem finalistas, comerciantes e donos de restaurantes devem ganhar 2,5 bilhões a mais.

Na França, depois das oitavas, as vendas mais robustas seriam nos setores de alimentação e bebidas, com um total de 346 milhões de euros, uma alta de 40% sobre as vendas totais; as lojas de televisores veriam as vendas chegarem a 346 milhões.

A venda de roupas esportivas também se aqueceria. Se os Azuis chegarem às oitavas, a cifra cresceria até os 138 milhões de euros.

A partir das oitavas, cada gol da seleção francesa geraria 97 milhões de euros para os comerciantes, segundo a pesquisa, que usou números da Copa do Mundo de 2006 para chegar a tais números.

Acompanhe tudo sobre:Copa do MundoEsportesEuropaFrançaFutebolPaíses ricosReino Unido

Mais de Mundo

Biden promete a estudantes que escutará protestos por Gaza e trabalhará por 'paz duradoura'

Japão faz alerta depois de ursos atacarem diversas pessoas no nordeste do país

Espanha chama para consultas embaixadora na Argentina e exige desculpas de Milei

Após dois anos de pausa, Blue Origin, de Jeff Bezos, leva passageiros ao espaço

Mais na Exame