Mundo

Obama pede apoio do Congresso a medidas para recuperação

Presidente americano quer dimiduir impostos de pequenas empresas e da classe média

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de agosto de 2010 às 17h45.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu hoje ao Congresso que aprove em breve um projeto de lei que facilite créditos para as empresas pequenas e disse que estenderá o corte de impostos para a classe média, como uma maneira de impulsionar a recuperação.

"Nós passamos quase uma década cavando o poço no qual caímos, e levaremos ainda mais tempo para sair dele", disse Obama em uma breve aparição perante a imprensa no jardim da Casa Branca ao fim de uma reunião com seus assessores econômicos.

"Há muitas empresas que enfrentam graves dificuldades, e há muitos trabalhadores que não encontram emprego", acrescentou o presidente, que depois insistiu que seu Governo trabalha para aplicar medidas adicionais de estímulo econômico.

O Governo informou na semana passada que o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu entre abril e junho a uma taxa anualizada de 1,6%, oito décimos menos que o que teria sido calculado inicialmente.

No primeiro trimestre, o ritmo de crescimento tinha sido de 3,7% anual.

"Sabemos que nos meses finais do ano passado as pequenas empresas registraram mais de 60% das perdas de postos de trabalho no país", disse Obama, e acrescentou que sua administração promulgou oito reduções de impostos diferentes para esses empresários.

"Mas devemos fazer muito mais", continuou. "Temos que cortar os impostos às empresas pequenas e devemos pôr a sua disposição mais empréstimos".

Faltando pouco mais de dois meses para as eleições que renovarão um terço do Senado e a totalidade da Câmara de Representantes, Obama culpou à minoria republicana pela falta de ação legislativa.

"Infelizmente as leis que propusemos foram sufocadas no Senado durante meses, detidas por uma minoria partidária que nem sequer permite que se chegue a uma votação", acrescentou.

Leia mais dos Estados Unidos

Siga as últimas notícias de Mundo no Twitter

 

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaCongressoCrises em empresasEstados Unidos (EUA)Países ricosPequenas empresasPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Com altas taxas de violência de gênero, México vai às urnas eleger sua primeira mulher presidente

Próximo de conquistar terceiro mandato, Modi projeta futuro da Índia como potência espacial

Coreia do Norte enviou mais 600 balões cheios de lixo para o Sul neste domingo

Ataque no Líbano deixa três brasileiros feridos, diz Itamaraty

Mais na Exame