Mundo

Homem é preso após ameaçar se explodir em consulado do Irã em Paris

Incidente ocorreu nesta manhã, quando os guardas perceberam que o suspeito carregava o que parecia ser um colete explosivo e uma granada

Consulado do Irã em Paris sofre ameaça de explosão e polícia isola área (Miguel Medina/AFP/Getty Images)

Consulado do Irã em Paris sofre ameaça de explosão e polícia isola área (Miguel Medina/AFP/Getty Images)

Mateus Omena
Mateus Omena

Repórter da Home

Publicado em 19 de abril de 2024 às 10h03.

Última atualização em 19 de abril de 2024 às 10h48.

A polícia francesa isolou o consulado iraniano em Paris na manhã desta sexta-feira, 19, após um homem ameaçar se explodir no local. Ele foi rapidamente contido pelos guardas e preso. O suposto ataque aconteceu em meio as recentes ofensivas entre Israel e o Irã.

Por volta das 11h do horário local (06h, no horário de Brasília), um grupo de policiais no edifício percebeu a presença de um homem carregando o que parecia ser uma granada e um colete explosivo. Os guardas imediatamente deteram o suspeito e isolaram a área. A população foi orientada a evitar a região, informou a agência Reuters.

Às 14h45, o homem foi retirado do consulado pelos agentes de segurança e, ao ser revistado, descobriram que ele não carregava nenhum explosivo. Uma busca no local está sendo realizada pelos investigadores.

Segundo o jornal francês Le Parisien, várias testemunhas relataram que o homem arrastou bandeiras pelo chão do consulado e disse que queria vingar a morte do irmão. A identidade do agressor não foi revelada, mas foi confirmado que ele é o mesmo homem que teria queimado pneus em frente ao consulado no dia 9 de abril, como um protesto.

Momento de tensão

Após o anúncio da ameaça no consulado do Irã, diversos estabelecimentos comerciais foram fechados e serviços de transportes foram interrompidos por motivos de segurança. O consulado iraniano está localizado no 16º Arrondissement.

A embaixada dos Estados Unidos na França emitiu um alerta pedindo aos cidadãos que se afastem da região e sigam as orientações das autoridades de segurança.

Por enquanto, a polícia francesa não esclareceu se o incidente tem alguma relação com a escalada das tensões entre o Irã e Israel.

Nesta sexta-feira, explosões foram ouvidas na cidade iraniana de Isfahan, em um incidente descrito por testemunhas como um ataque realizado por Israel. No entanto, Teerã minimizou o incidente e indicou que não tinha intenção de retaliar.

No sábado, 13, o Irã havia realizado um ataque com drones contra Israel.

Acompanhe tudo sobre:IrãIsraelGuerrasTerrorismo

Mais de Mundo

Como a província chinesa de Fujian resolveu problemas de produção escassa de alimentos

Comunidade empresarial chinesa faz apelo aos EUA para cancelarem medidas de tarifas sobre produtos

Netanyahu nega propostas para governo civil palestino em Gaza

EUA afirma que China 'não pode ter' Rússia e Ocidente simultaneamente

Mais na Exame