Mundo

Falha em teleférico deixa 33 pessoas presas sobre Mont-Blanc

Às 16h locais (11h, em Brasília), um problema nos cabos dessas cabines, que se cruzaram "por razões inexplicáveis", deixou bloqueadas 110 pessoas


	Vista do Mont-Blanc: "Esperamos poder evacuar todo o mundo na sexta-feira ao amanhecer. Hoje, fizemos tudo que era possível"
 (Jean-Pierre Clatot/AFP)

Vista do Mont-Blanc: "Esperamos poder evacuar todo o mundo na sexta-feira ao amanhecer. Hoje, fizemos tudo que era possível" (Jean-Pierre Clatot/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de setembro de 2016 às 21h58.

Trinta e três turistas, incluindo um menino de 10 anos, deverão passar a noite suspensas nas telecabines sobre o Mont-Blanc, devido a uma falha no equipamento - anunciou o prefeito de Alta Saboia, Georges Leclerc, nesta quinta-feira (8).

Esses "náufragos do vazio", como definiu o prefeito Leclerc, dispõem em suas cabines de de sobrevivência, compostos de cobertores, barrinhas de alimentos energéticos e água.

Às 16h locais (11h, em Brasília), um problema nos cabos dessas cabines, que se cruzaram "por razões inexplicáveis", segundo o presidente da associação do Mont-Blanc, Mathieu Dechavanne, deixou bloqueadas 110 pessoas.

O incidente aconteceu em um trecho de 5 km entre a Aiguille du Midi (a 3.842 metros de altitude) e a Pointe Helbronner (3.462 metros), na encosta italiana do Monte Branco, a montanha mais alta da Europa.

Diante da impossibilidade de reparar o teleférico, as autoridades mobilizaram quatro helicópteros, franceses e italianos, para evacuar as pessoas presas, e 77 pessoas puderam ser resgatadas.

Uma piora das condições meteorológicas, que já eram difíceis no início da operação, e o cair da noite forçaram a interrupção da operação, que será retomada na manhã desta sexta-feira.

"Tivemos de interromper as operações às 20h45" por razões de segurança, afirmou Leclerc, explicando que "não se podia garantir a segurança dos pilotos, dos socorristas e dos passageiros nas cabines".

"Esperamos poder evacuar todo o mundo na sexta-feira ao amanhecer. Hoje, fizemos tudo que era possível", acrescentou o prefeito.

"Estamos em contato com os clientes. Eles têm água e forma de comunicação (com o exterior), embora se mostrem impacientes", explicou Dechavanne.

"A última hora foi interminável. Tive de fechar os olhos um bom tempo", disse um dos turistas resgatados à Rádio France Bleu, de Saboia.

O teleférico "Panorâmico Mont-Blanc" desliza no ar entre as geleiras do Vale Branco e permite atravessar o maciço do Mont-Blanc da França à Itália. É composto de telecabines de quatro lugares cada.

Em dezembro de 2011, na localidade alpina francesa de Tignes, cerca de 40 turistas ficaram bloqueados por sete horas em um teleférico a cerca de 40 metros da encosta.

Em Chamonix, nos Alpes franceses, foi instalado um posto de controle para gerenciar as operações de resgate.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas alemãsEuropaFrançaMontblancPaíses ricosTurismo

Mais de Mundo

Como a província chinesa de Fujian resolveu problemas de produção escassa de alimentos

Comunidade empresarial chinesa faz apelo aos EUA para cancelarem medidas de tarifas sobre produtos

Netanyahu nega propostas para governo civil palestino em Gaza

EUA afirma que China 'não pode ter' Rússia e Ocidente simultaneamente

Mais na Exame