EUA quer imunizar 100 milhões de pessoas contra a covid até o fim de março
Cerca de 40 milhões de doses de vacina devem ser distribuídas no país até o fim de dezembro
Modo escuro
Vacina da Pfizer sendo prepara para uso (Frank Augstein/Reuters)
Publicado em 13 de dezembro de 2020 às, 14h38.
Última atualização em 13 de dezembro de 2020 às, 14h39.
Os Estados Unidos esperam ter imunizado 100 milhões de pessoas com a vacina contra o coronavírus até o final de março, disse neste domingo o chefe do programa norte-americano de vacinação para a doença.
A primeira vacina foi autorizada para uso emergencial pelos reguladores dos EUA na noite de sexta-feira e a distribuição teve início neste domingo.
"Teríamos imunizado 100 milhões de pessoas até o primeiro trimestre de 2021", disse o chefe da Operação Warp Speed, Dr. Moncef Slaoui, em entrevista à Fox News.
Ele disse que os Estados Unidos pretendem ter cerca de 40 milhões de doses da vacina distribuídas até o final de dezembro, o que incluiria a vacina recém-autorizada da Pfizer Inc e uma da Moderna Inc, cuja expectativa é obter a autorização para uso de emergência ainda nesta semana.
Outros 50 milhões a 80 milhões de doses serão distribuídos em janeiro, e o mesmo número em fevereiro, disse Slaoui. A vacina requer duas doses por pessoa.
"Estamos trabalhando com a Pfizer para continuar a ajudá-los e apoiá-los a atingir o objetivo de nos fornecer mais 100 milhões de doses no segundo trimestre de 2021", afirmou.
Os primeiros a serem vacinados serão os profissionais de saúde da linha de frente, bem como os residentes em casas de repouso.