Mundo

EUA acusa Rússia de usar armas químicas contra a Ucrânia

Acusações do tipo já haviam sido feitas por ucranianos no começo do ano

Publicado em 2 de maio de 2024 às 08h14.

Os Estados Unidos acusaram formalmente a Rússia de usar armas químicas contra a Ucrânia na guerra entre os dois países. Na quarta-feira, os norte-americanos afirmaram que a Rússia estaria violando a Convenção sobre Armas Químicas, que proíbe a produção e uso desse tipo de armamento.

Segundo os Estados Unidos, os russos estariam utilizando o agente cloropicrina contra as forças da Ucrânia. Além disso, declararam, a Rússia estaria usando o gás lacrimogênio como método de guerra, também em violação à convenção.

A cloropicrina foi usada como gás de envenenamento na Primeira Guerra Mundial, e hoje é utilizada sobretudo como inseticida. O composto provoca irritações no nariz, garganta e pulmões.

De acordo com a declaração, a utilização desses armamentos provavelmente se deve ao desejo russo de retirar forças ucranianas de determinadas posições fortificadas e de obter ganhos táticos no campo de batalha.

O secretário de imprensa do Kremlin, Dmitry Peskov, rechaçou as acusações nesta quinta-feira. 'A Rússia continua comprometida com suas obrigações sob a lei internacional nessa área', afirmou.

No mês de fevereiro, a Ucrânia acusou a Rússia de lançar mão de armas químicas em mais de duzentos ataques somente em janeiro deste ano. Os russos novamente negaram as alegações, e, por sua vez, afirmaram que a Ucrânia estaria utilizando esses compostos.

Com informações da CNBC.

Acompanhe tudo sobre:UcrâniaRússiaEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Como a província chinesa de Fujian resolveu problemas de produção escassa de alimentos

Comunidade empresarial chinesa faz apelo aos EUA para cancelarem medidas de tarifas sobre produtos

Netanyahu nega propostas para governo civil palestino em Gaza

EUA afirma que China 'não pode ter' Rússia e Ocidente simultaneamente

Mais na Exame