Mundo

Artistas da Irlanda vão receber ajuda de US$ 1.420 por mês do governo

Programa de renda mínima para pessoas do meio criativo é elogiado pelo Fórum Econômico Mundial; PIB do país deve crescer mais de 7% este ano

Irlanda lança programa de renda mínima para artistas (Getty Images/Getty Images)

Irlanda lança programa de renda mínima para artistas (Getty Images/Getty Images)

CA

Carla Aranha

Publicado em 19 de abril de 2022 às 16h16.

Última atualização em 20 de abril de 2022 às 12h15.

A Irlanda acaba de lançar um programa de renda mínima voltado a artistas. Na primeira fase da iniciativa, cerca de 2.000 artistas serão beneficiados com uma bolsa de 1.420 dólares por mês. "É um reconhecimento a nível governamental da importância dos artistas na sociedade irlandesa", disse o governo da Irlanda em um comunicado. "Além disso, precifica o tempo gasto na prática criativa para produzir arte".

O programa será testado por três anos -- na primeira etapa, que teve início no dia 12, os artistas serão escolhidos aleatoriamente. São esperadas milhares de inscrições. Poderão participar de escritores a músicos e artistas plásticos.

LEIA TAMBÉM:

A iniciativa recebeu elogios do Fórum Econômico Mundial. "Na Irlanda, os artistas, que se esforçam tanto, não precisarão mais fazer tanto esforço", disse o órgão em suas mídias sociais.

"Uma grande quantidade de tempo é empregada no trabalho criativo que a sociedade usufrui", afirmou Catherine Martin, ministra de Turismo, Cultura e Artes da Irlanda. "E o tempo gasto em atividades artísticas é o que coloca a Irlanda no mapa da arte e da cultura".

Desde o início da pandemia, que impactou fortemente a fonte de renda da comunidade artística, algumas cidades lançaram programas semelhantes. É o caso de São Francisco, nos Estados Unidos, que em março do ano passado selecionou 180 artistas para receber 1.000 dólares por mês durante um ano e meio.

O PIB da Irlanda deve crescer 7,6% este ano depois de uma expansão de 15,5% em 2021. Os gastos dos consumidores devem aumentar 7,3%, de acordo com projeções do Banco Central irlandês. A previsão é que a população economicamente ativa poupe 15% de sua renda.

 

Acompanhe tudo sobre:ArtistasEXAME-no-InstagramIrlandarenda-extra

Mais de Mundo

Como a província chinesa de Fujian resolveu problemas de produção escassa de alimentos

Comunidade empresarial chinesa faz apelo aos EUA para cancelarem medidas de tarifas sobre produtos

Netanyahu nega propostas para governo civil palestino em Gaza

EUA afirma que China 'não pode ter' Rússia e Ocidente simultaneamente

Mais na Exame