Mundo

Alemanha: milhares de pessoas pedem paz na Ucrânia e em Gaza

A maior manifestação reuniu 3.500 pessoas em Berlim, capital do país, segundo a polícia

Manifestantes exibem cartaz com a frase "diplomatas ao invés de granadas", durante passeata pela paz organizada em Berlim (Agence France-Presse)

Manifestantes exibem cartaz com a frase "diplomatas ao invés de granadas", durante passeata pela paz organizada em Berlim (Agence France-Presse)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 30 de março de 2024 às 14h32.

Milhares de pessoas participaram neste sábado, 30, na Alemanha, das tradicionais passeatas pela paz, organizadas durante o fim de semana da Páscoa e que este ano abordara, as guerras da Ucrânia e de Gaza, segundo os organizadores e a polícia.

A maior manifestação reuniu 3.500 pessoas em Berlim, capital do país, segundo a polícia. Em Stuttgart, sudoeste do país, compareceram 1.500 pessoas, em Munique, no sul, quase 850, e em Colonia, no oeste, 400 pessoas.

O porta-voz da rede "cooperativa pela paz", Kristian Golla, declarou à AFP que está satisfeito com o nível de participação, similar ao do ano passado.

As principais reivindicações dos pacifistas eram um cessar-fogo na Ucrânia, invadida pela Rússia em fevereiro de 2024, e entre Israel e o movimento islamista Hamas, que estão em guerra em Gaza.

A organização de passeatas pela paz é uma tradição que remonta ao período da Guerra Fria na Alemanha.

Os protestos atingiram o auge entre o final da década de 1960 e o início da década de 1980. Naquela época, quase 300.000 pessoas protestavam a cada ano contra a corrida armamentista.

Acompanhe tudo sobre:GuerrasUcrâniaAlemanhaFaixa de Gaza

Mais de Mundo

Seis mortos na Nova Caledônia, onde Exército tenta retomar controle do território

Guerra nas estrelas? EUA ampliam investimentos para conter ameaças em órbita

Reguladores e setor bancário dos EUA devem focar em riscos essenciais, diz diretora do Fed

Bandeira invertida coloca Suprema Corte dos EUA em apuros

Mais na Exame