Mercados

Índice supera 70 mil pontos com forte volume em Vale

É a primeira vez que as ações chegam em tal patamar desde janeiro de 2011

Giro expressivo na Bovespa ocorreu depois da nomeação de Murilo Ferreira para a Vale (Lailson Santos/EXAME)

Giro expressivo na Bovespa ocorreu depois da nomeação de Murilo Ferreira para a Vale (Lailson Santos/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de abril de 2011 às 12h12.

São Paulo - O principal índice das ações brasileiras superou os 70 mil pontos pela primeira vez desde janeiro nesta terça-feira, em uma sessão de volume expressivo para os papéis da Vale após a indicação do futuro presidente da mineradora.

Às 11h49, o Ibovespa subia 0,42 por cento, a 69.995 pontos. É a primeira vez desde 21 de janeiro que o índice supera 70 mil pontos durante os negócios, tendo atingido 70.042 na máxima até o momento.

O giro financeiro do pregão era de 2,243 bilhões de reais.

Desse montante, 747 milhões de reais, ou 33,3 por cento, correspondia às ações da Vale , que a partir de 22 de maio deve ter Murilo Ferreira na presidência.

De acordo com analistas, a indefinição sobre o substituto de Roger Agnelli limitava os negócios com os papéis da Vale nas últimas semanas. Embora ainda haja alguma preocupação com o grau de influência do governo na condução da mineradora, a indicação foi recebida de forma positiva pelo mercado.

"Um ponto chave... será a reconstrução dos relacionamentos, principalmente com o governo e com os clientes. Esperamos que o ataque à Vale, que vimos nas últimas semanas, vá se dissipar com essa indicação, considerando o perfil mais conciliador do Murilo", afirmou Felipe Hirai, analista do Bank of America Merrill Lynch.

As ações PN da Vale subiam 0,12 por cento, a 48,30 reais.

Os papéis ON tinham alta de 0,35 por cento, a 54,35 reais.

As ações da mineradora subiam mesmo após a China --principal consumidora de minério de ferro da Vale-- elevar o juro pela segunda vez no ano. O índice Reuters-Jefferies de commodities tinha baixa de 0,29 por cento.

A ação que mais subia dentro do Ibovespa era da OGX Petróleo , com alta de 1,86 por cento, a 20,31 reais.

A principal expectativa dos acionistas da OGX nas últimas semanas é com a divulgação do relatório da DeGolyer & McNaughton (D&M) sobre as reservas da empresa.

Lojas Renner tinha baixa de 0,14 por cento, a 56,00 reais, após anunciar a compra da Camicado por 157 milhões de reais mais 8 milhões de reais em dívidas.

Acompanhe tudo sobre:AçõesB3bolsas-de-valoresEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasIbovespaMercado financeiroMineraçãoSiderúrgicasVale

Mais de Mercados

O plano da Reag para reerguer a GetNinjas (NINJ3)

Bolsas da Europa fecham em baixa, devolvendo parte dos ganhos em dia de CPI da zona do euro

Gavekal: inflação machuca, mas é a pobreza o maior problema dos EUA

Ibovespa fecha perto da estabilidade dividido entre Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4)

Mais na Exame