Invest

Alta em Hong Kong, inflação recua na Europa, taxa de desemprego no Brasil e que mais move o mercado

Hang Seng sobe mais de 2% com expectativa sobre consumo em feriado de uma semana na China; índices europeus avançam, com queda da inflação no radar

Hong Kong: tela exibe cotação do Hang Seng, o principal índice da Bolsa de Hong Kong (Wai Lee/SOPA Images/LightRocket/Getty Images)

Hong Kong: tela exibe cotação do Hang Seng, o principal índice da Bolsa de Hong Kong (Wai Lee/SOPA Images/LightRocket/Getty Images)

Guilherme Guilherme
Guilherme Guilherme

Repórter de Invest

Publicado em 29 de setembro de 2023 às 08h37.

Última atualização em 29 de setembro de 2023 às 08h45.

A pausa na alta do rendimento dos títulos do Tesouro americano contribui para as altas no mercado internacional nesta sexta-feira, 29. Índices futuros de Wall Street operam no positivo nesta manhã, enquanto as principais bolsas da Europa chegam a subir mais de 1%.

Inflação recua na Europa

O movimento positivo na Europa tem como pano de fundo os números abaixo do esperado para a inflação da Zona do Euro. Divulgado nesta manhã, o Índice de Preço ao Consumidor de setembro ficou em 0,2% na região. Na comparação anual, houve queda de 5,3% para 4,3% (ante consenso de 4,5%). O núcleo da inflação ao consumidor também surpreendeu positivamente, com queda de 5,3% para 4,5%. A expectativa era de queda para 4,8%.

Alta em Hong Kong

Ganhos ainda mais expressivos foram registrado em Hong Kong, onde a bolsa local fechou esta madrugada em alta de 2,71%. O movimento, de acordo com fontes da Reuters, foi puxado pela expectativa de uma aceleração do consumo na China, durante o feriado da Semana Dourada.

As celebrações, que duram uma semana, já começaram na China nesta sexta, sem pregão na bolsa de Shangai. O mercado chinês permanecerá fechado até a próxima sexta-feira, 6, afetando também as negociações de minério de ferro.

Taxa de desemprego no Brasil

No Brasil, investidores deverão monitorar os dados do mercado de trabalho, com a divulgação da Pesquisa de Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de agosto. O consenso é de que os números revelem queda da taxa de desemprego de 7,9% para 7,8%.

Que horas abre a bolsa de valores?

O horário de negociação na B3 vai das 10h às 17h. A pré-abertura ocorre entre 9h45 e 10h, enquanto o after-market ocorre entre 17h25 e 17h30. Já as negociações com o Ibovespa futuro ocorrem entre 9h e 17h55.

Acompanhe tudo sobre:IbovespaDesemprego

Mais de Invest

Veja o resultado da Mega-Sena, concurso 2731; prêmio é de R$ 82,5 milhões

Busca por crédito sobe 14% em abril/março, mas cai 24% na comparação anual

Empresa japonesa é hackeada e perde R$ 1,5 bilhão em bitcoin

IR 2024: Receita recebe 42,4 milhões de declarações

Mais na Exame