Future of Money

Usuários do metaverso The Sandbox são vítimas de golpe após invasão

Computador de um dos funcionários da empresa responsável pelo projeto foi invadido e usado para enganar vítimas

Usuários de metaverso têm sido alvos de golpes (Getty Images/Getty Images)

Usuários de metaverso têm sido alvos de golpes (Getty Images/Getty Images)

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Repórter do Future of Money

Publicado em 8 de março de 2023 às 16h20.

Os usuários do The Sandbox, um dos mais conhecidos projetos de metaverso do mercado e que mistura realidade virtual com blockchain, têm sido vítimas nos últimos dias de diferentes golpes que começaram a ser realizados após uma invasão envolvendo um funcionário da empresa, resultando no vazamento de informações.

Em uma publicação na semana passada, os responsáveis pelo projeto disseram que "recentemente, tomamos conhecimento de que um terceiro não autorizado obteve acesso ao computador de um de nossos funcionários e usou as informações encontradas para enviar um e-mail falsamente alegando ser do The Sandbox".

A invasão no computador do funcionário da empresa teria ocorrido em 26 de fevereiro e obteve um número ainda não especificado de endereços de e-mails de usuários da plataforma que, agora, estão sendo usados para aplicar os golpes. O principal oferece acesso a um suposto jogo novo no metaverso.

Porém, ao clicar no link de acesso ao jogo e ao seu site oficial, as vítimas acabando baixando um vírus que dá o controle da máquina para os golpistas, além de permitir o roubo de informações pessoais. O e-mail contém ainda links para um blog e para um documento descrevendo o projeto, ambos falsos e com vírus.

De acordo com a empresa responsável pelo metaverso, "o acesso era limitado ao computador de um único funcionário, acessado por meio de um aplicativo de malware [um tipo de vírus]. Pelo que sabemos, ele não conseguiu acessar nenhum outro serviço ou conta do The Sandbox".

Os responsáveis pelo The Sandbox informaram que já notificaram os usuários que tiveram seus endereços de e-mails vazados e os instruíram a não abrir, jogar ou baixar nada que venha de links em e-mails. Além disso, a conta do funcionário hackeado e seu acesso ao metaverso também foram suspensas.

"Não identificamos outros impactos. No entanto, estamos trabalhando com nossa equipe para monitorar a situação e aprimorar nossas políticas e práticas de segurança relacionadas", garantiu a empresa em um comunicado sobre o tema.

Já na terça-feira, 7, o cofundador e COO do The Sandbox Sebastien Borget fez um post no Twitter alertando sobre um novo tipo de golpe via e-mail que daria acesso a um suposto ambiente de testes do metaverso, mas que também leva ao download de um vírus. Borget não esclareceu se o novo golpe também está ligado ao vazamento na semana passada.

A melhor experiência e atendimento em português. Ninguém merece consultar o tradutor online enquanto tem problemas com o suporte, por isso, a Mynt tem atendimento humanizado 24 horas e em português. Abra sua conta e tenha uma experiência única ao investir em crypto.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:MetaversoHackersseguranca-digital

Mais de Future of Money

Criptomoeda meme pepe dispara e atinge maior valor da história, impulsionada pela GameStop

TSE mantém proibição de uso de criptomoedas para doações nas eleições de 2024

Associação Brasileira de Bancos cria instituto para estudar blockchain e IA

Coinbase retoma operações após passar horas fora do ar, mas causa é desconhecida

Mais na Exame