Future of Money

Austrália deve aprovar novos ETFs de bitcoin ainda em 2024

Regulador do país já recebeu pedidos de lançamento de diversas gestoras e a expectativa é que fundos sejam listados na maior bolsa australiana

ETFs de bitcoin foram aprovados pela SEC em 2024 (Reprodução/Reprodução)

ETFs de bitcoin foram aprovados pela SEC em 2024 (Reprodução/Reprodução)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 29 de abril de 2024 às 15h17.

Última atualização em 29 de abril de 2024 às 15h20.

A Austrália deverá aprovar e lançar novos fundos negociados em bolsa (ETFs, na sigla em inglês) de preço à vista de bitcoin até o fim de 2024. A informação foi divulgada nesta semana pela Bloomberg, que destacou que os fundos serão lançados na ASX, maior bolsa de valores do país.

De acordo com informações da Bloomberg, os reguladores australianos já receberam diversos pedidos de lançamento dos ETFs, incluindo uma solicitação da gestora VanEck, que lançou um fundo semelhante nos Estados Unidos. Gestoras locais, como a BetaShares e a DigitalX, também entraram com pedidos.

A ASX possui uma capitalização de mercado de US$ 2,7 trilhões e concentra 80% de todas as negociações em bolsas da Austrália. Ao site The Block, a empresa disse que "segue engajada com uma série de solicitantes interessados" no lançamento dos ETFs de bitcoin, mas que não discutiria detalhes sobre o processo.

A Austrália já conta com ETFs de criptomoedas desde 2022, mas eles são negociados na CBOE Australia, uma bolsa menor. Até o momento, apenas dois fundos do tipo existem no mercado australiano, mas a expectativa agora é que o país expanda esse segmento nos próximos meses.

A decisão ocorre na esteira da aprovação de 11 ETFs de bitcoin nos Estados Unidos em janeiro deste ano. Os fundos foram lançados nas bolsas do país no dia seguinte à aprovação e têm movimentado bilhões em investimentos, com destaque para os ETFs da BlackRock e da Fidelity.

Também em 2024, os reguladores de Hong Kong aprovaram o lançamento de diversos ETFs de bitcoin e de ether solicitados por gestoras locais e por gestoras controladas por empresas chinesas. A expectativa é que os novos fundos sejam lançados na bolsa do país na próxima terça-feira, 30.

Os ETFs de criptomoedas são vistos com otimismo no mercado principalmente pela capacidade de atrair investidores institucionais interessados nesses ativos mas ainda com receio de entrar no mercado cripto. Ao mesmo tempo, a participação de gestoras tradicionais do mercado também ajuda nessa adoção.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:AustráliaBitcoinETFs

Mais de Future of Money

Desenvolvedor se desculpa após roubar mais de R$ 2 milhões em criptomoedas e perder tudo em apostas

"A gente acredita muito no bitcoin", diz CEO do Nubank após área de cripto crescer 1.500%

Bitcoin dispara com dados de inflação nos EUA e cenário macro será "decisivo" para cripto

Worldcoin, projeto de Sam Altman, muda sistema de privacidade e deleta dados de usuários

Mais na Exame