Casual

Oscar 2024: relembre discursos marcantes da última década de premiação

Entre os vencedores dos últimos 10 anos estão artistas como Leonardo DiCaprio, Viola Davis, Lupita Nyong'o, Bong Joon-ho, Anthony Hopkins, entre outros

Oscar 2024: premiação acontece neste domingo, 10 (STEFANI REYNOLDS/AFP/Getty Images)

Oscar 2024: premiação acontece neste domingo, 10 (STEFANI REYNOLDS/AFP/Getty Images)

Publicado em 8 de março de 2024 às 10h45.

Última atualização em 8 de março de 2024 às 18h50.

O Oscar 2024, uma das mais tradicionais premiações de cinema do mundo, acontece no próximo domingo, 10. Para entrar no clima, confira 10 discursos marcantes de artistas que receberam a estatueta dourada na última década. 

EXAME no Oscar de 2024: acompanhe a live ao vivo com os vencedores neste domingo

2023 - Michelle Yeoh

A atriz se tornou a primeira mulher asiática a ganhar o prêmio de melhor atriz, por sua atuação em "Tudo em todo lugar ao mesmo tempo". Em seu discurso, agradeceu "a todos os meninos e meninas que se parecem comigo assistindo hoje à noite, isto é um farol de esperança e possibilidades."

2022 - Will Smith

O ator já havia subido ao palco antes naquela noite, quando deu um tapa no apresentador Chris Rock, depois de um comentário sobre a esposa de Smith, Jada Pinkett-Smith. Quando ganhou o Oscar  de melhor ator por sua atuação em "King Richard", ele disse que "o amor faz você fazer coisas malucas". 

yt thumbnail

2021 - Anthony Hopkins

Em meio à pandemia, o ator galês não compareceu à cerimônia, que o premiou na categoria de melhor ator por "Meu Pai". Mas ele usou as redes sociais para agradecer e homenagear o ator Chadwick Boseman, que concorria com ele pelo prêmio por seu trabalho em "A Voz Suprema do Blues", e faleceu naquele ano. 

2020 - Bong Joon-ho

Com "Parasita", o sul-coreano levou a categoria de melhor diretor e melhor filme (a primeira vez na história que um longa-metragem de língua não inglesa alcançou o feito). Mas ele também ganhou as redes sociais ao falar palavrão, brincar com as estatuetas e pedir desculpas por ganhar prêmios demais. 

yt thumbnail

2019 - Spike Lee

Em seu discurso pelo prêmio de melhor roteiro adaptado em "Infiltrado na Klan", Spike Lee homenageou "nossos ancestrais que ajudaram a construir este país hoje, junto com o genocídio de seus povos nativos".

Ele também lembrou da eleição que aconteceria no ano seguinte, que viria a dar a vitória para Joe Biden contra Donald Trump. "Será um momento poderoso. A eleição presidencial de 2020 está chegando, vamos todos nos mobilizar, vamos todos estar do lado certo da história. Façamos a escolha moral entre o amor e o ódio. Vamos fazer a coisa certa!"

yt thumbnail

2018 - Guillermo del Toro

Vencedor na categoria de melhor diretor por "A Forma da Água", del Toro usou seu discurso para falar sobre imigração, em meio à ascensão do republicano Donald Trump, que endureceu as regras durante seu mandato como presidente dos Estados Unidos. 

"Sou um imigrante [...] como muitos, muitos de vocês. E nos últimos 25 anos, tenho vivido em um país todo nosso: parte dele está aqui, parte está na Europa, parte está em todos os lugares. Porque acredito que a maior contribuição que nossa arte e nossa indústria faz é apagar as linhas na areia. Devemos continuar fazendo isso quando o mundo nos diz para torná-las mais profundas."

yt thumbnail

2017 - Viola Davis 

A atriz levou a estatueta de melhor atriz coadjuvante por "Um Limite Entre Nós" e foi dona de um dos discursos mais emocionantes do Oscar.

"Há um lugar onde todas as pessoas com o maior potencial estão reunidas. E esse lugar é o cemitério", disse. "As pessoas me perguntam o tempo todo, 'que tipo de histórias você quer contar, Viola?'. E eu digo, exumem esses corpos. Exumem essas histórias. As histórias das pessoas que sonharam alto e nunca viram esses sonhos se realizarem. Pessoas que se apaixonaram e perderam. Tornei-me artista e graças a Deus fiz isso, porque somos a única profissão que celebra o que significa viver uma vida."

yt thumbnail

2016 - Leonardo diCaprio

DiCaprio, que finalmente ganhou seu primeiro prêmio como melhor ator por "O Regresso", falou que o filme refletia muito bem a relação do homem com a natureza. Ativista pela causa ambiental, ele usou o discurso para chamar a atenção sobre o aquecimento global. 

"As mudanças climáticas são reais, estão acontecendo agora mesmo. É a ameaça mais urgente enfrentada por toda a nossa espécie, e precisamos trabalhar coletivamente juntos e parar de procrastinar. Precisamos apoiar líderes ao redor do mundo que não falam pelos grandes poluidores, mas que falam por toda a humanidade, pelos povos indígenas do mundo, pelos bilhões e bilhões de pessoas desfavorecidas lá fora que seriam mais afetadas por isso". 

yt thumbnail

2015 - Patricia Arquette

Em seu discurso como vitoriosa na categoria atriz coadjuvante por "Boyhood", Arquette chamou a atenção para questões de gênero. "Para todas as mulheres que deram à luz, para todos os contribuintes e cidadãos desta nação, lutamos pelos direitos iguais de todos os outros. É a nossa vez de ter igualdade salarial de uma vez por todas e direitos iguais para as mulheres nos Estados Unidos da América."

yt thumbnail

2014 - Lupita Nyong'o

Como melhor atriz coadjuvante por "12 anos de escravidão", a artista disse que "ao olhar para esta estátua dourada, que ela me lembre e lembre a cada criança que não importa de onde você é, seus sonhos são válidos."

yt thumbnail

EXAME no Oscar de 2024

Oscar 2024 acontece no próximo domingo, 10, com uma extensa lista de 53 filmes indicados em 23 categorias. Entre os favoritos, estão "Anatomia de uma Queda", "Pobres Criaturas", "Barbie", "Os Rejeitados" e "Oppenheimer", indicados em uma temporada do cinema de grandes estreias e bilheterias, da qual a EXAME fez parte em uma cobertura ativa.

Para comentar o maior prêmio do cinema, a EXAME realiza, pela primeira vez em seus 56 anos, uma transmissão ao vivo no YouTube e nas redes sociais. O evento contará com a presença de Paula Jacob, professora especialista em cinema e literatura no Museu da Imagem e Som (MIS), pelo viés da psicanálise e semiótica. Paula também é jornalista e já foi editora-chefe da Revista Cláudia, da Glamour e recentemente editora-adjunta da Vogue Brasil.

A transmissão ao vivo começa às 19h30, no domingo, 10 de março. Acompanhe ao vivo pelo YouTube ou pelo X (antigo Twitter):

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:Oscar 2024CinemaOscarFilmes

Mais de Casual

Filme, arte e literatura: confira indicações culturais para o final de semana

Roku Gin convida 60 bares do Brasil para a criação de drinques inspirados nas quatro estações

Exposição mostra olhar de Sebastião Salgado sobre Revolução dos Cravos

Os 5 melhores filmes e séries para maratonar no fim de semana

Mais na Exame