Casual

Como deixar sua residência aconchegante no inverno

Mantas, almofadas e tapetes modificam o ambiente, deixando-o acolhedor, como pedem as estações mais frias

Almofadas estampadas fazem o ambiente parecer mais acolhedor (Divulgação)

Almofadas estampadas fazem o ambiente parecer mais acolhedor (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de agosto de 2011 às 09h50.

Com a chegada das estações outono e inverno, a necessidade de ter lugares aconchegantes e relaxantes dentro de casa fica maior. As temperaturas mais baixas combinam com ambientes acolhedores e intimistas, que podem ser facilmente obtidos com pequenas modificações.

Segundo a arquiteta Vanessa Trad, com a ajuda de alguns materiais e acessórios, como mantas, almofadas e tapetes, é possível aquecer a casa e deixar o ambiente em sintonia com a estação, bastando escolher os tecidos e brincar com as cores. Para ela, a aposta é criar um ambiente elegante e mais formal, dispondo a mobília de forma a criar recantos que incentivem a conversa e o descanso.

Vanessa acha que o inverno pede cores mais fechadas como preto, cinza, marrom, vinho e azul marinho. Algumas estampas podem ser usadas para fazer composições - em um sofá liso, por exemplo, diversas almofadas estampadas o fazem parecer mais acolhedor.

De acordo com a arquiteta, o interessante é que a base da casa seja neutra para que se possa brincar com os acessórios. No piso, o aconselhável é utilizar madeira, que é um material que aquece o ambiente. “As paredes de tijolinho aparente também estão em alta, além de serem fáceis de fazer, tem um custo baixo e são muito modernas”, diz Vanessa.

A arquiteta considera objetos antigos e retrôs uma boa pedida. “Não descarte aquele tapete antigo da sua avó, nem as mesinhas com desenhos mais rebuscados, eles darão um charme especial na decoração, pontuando alguns espaços de destaque”.

Qualquer cantinho da casa pode ser transformado em uma área acolhedora, para relaxar. Uma sacada ou varanda de uma casa ou apartamento, por exemplo, pode se tornar um espaço gourmet ou uma simples área de descanso para receber os amigos. Nas estações mais frescas ou frias do ano, dependendo da região do Brasil, o lugar pode ser fechado com amplas janelas ou portas de vidro com trilhos, que podem ser fechadas ou abertas dependendo do clima, sem impedir a contemplação do exterior. Se não há sacadas ou varandas, o jardim de inverno pode estar num cantinho da sala, do corredor ou em áreas exteriores cobertas.

Acompanhe tudo sobre:ClimaDecoraçãoImóveis

Mais de Casual

O supercarro português de luxo que chega ao mercado por R$ 9 milhões

Dia Nacional do Coquetel: 9 drinques clássicos revisitados para provar em São Paulo

Dia Mundial do Uísque: sete bares com drinques autorais para aproveitar a data em São Paulo

Um por mês e sem hora para acabar. Pesquisa mostra como é o churrasco do brasileiro

Mais na Exame