Casual

Brunete Fraccaroli: a diva da arquitetura e decoração

Em entrevista, a famosa arquiteta dá dicas imperdíveis para quem quer arriscar uma mudança na casa

Brunete descreve seu estilo como “colorido, alegre, inovador e sempre com uma pitada de humor” (Divulgação/Band)

Brunete descreve seu estilo como “colorido, alegre, inovador e sempre com uma pitada de humor” (Divulgação/Band)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de maio de 2012 às 09h45.

São Paulo - Dentro da arquitetura, Brunete Fraccaroli já era um sucesso. Entretanto, a fama pelos quatro cantos do Brasil veio com o reality show 'Mulheres Ricas', do qual foi uma das protagonistas.

Brunete se formou pela Universidade do Mackenzie de São Paulo e seu interesse contínuo por todos os materiais e experiências estéticas fez com que ganhasse vários prêmios na área, inclusive internacionais.

Com um estilo “colorido, alegre, inovador e sempre com uma pitada de humor”, como ela mesmo se descreve, participou de três bienais de arquitetura e fez inúmeras palestras e conferências ao redor do mundo, em cidades como Chicago, Miami, Nova York, Milão, Berlim e Buenos Aires, entre outras.

Veja a seguir uma entrevista em que Brunete revela um pouco mais sobre sua paixão pela arquitetura e decoração.

- Já li que você gosta de cores. Por que? Como adequar esse perfil ao cliente? Já aconteceu de um cliente não gostar do projeto? Como você faz nestes casos?

Brunete Fraccaroli - Porque as cores tem um grande potencial de refletirem as emoções mais profundas do nosso ser! Meus clientes sempre ficam satisfeitos, pois fazemos tudo juntos. Eles acompanham o processo e as minhas sugestões ficam dentro do limite de cada um, dentro do que cada um se sente bem.

Eles podem até ficar com receio de usar algumas cores, mas como profissional sugiro sempre a melhor opção, algo que o cliente talvez não conseguisse visualizar por si só.


- O que sempre funciona bem em qualquer projeto de decoração?

Brunete - Simplicidade. Ousar, sem exagerar. É legal escolher uma peça do mobiliário, por exemplo, e fazer o resto da decoração girar em torno dessa peça. Isso sempre funciona porque tudo fica harmônico.

- O que você não faz de jeito nenhum em um projeto com sua assinatura? Por que?

Brunete - Colocar porta-retratos na estante! (risos) Meus projetos devem priorizar a ergonomia, a beleza, sofisticação e alegria. Se não houver pelo menos um desses itens, não é Brunete Fraccaroli!

- Decoração tem moda? Você pensa nisso na hora de fazer seus projetos? Existe alguma tendência em evidência atualmente?

Brunete - Coincidência ou não, o que uso nos meus projetos das duas uma: ou é tendência ou está para virar! (risos) Em meus últimos projetos, por exemplo, tenho usado muito tons de turquesa e laranja, que agora estão super em alta. Acho bacana estar por dentro desta grande sintonia que são as tendências, mas não me limito a isso na hora de fazer meus projetos.

- Qual dica você daria para quem está pensando em reformar a casa e mudar toda a decoração?

Brunete - Não faça nada que seja muito difícil de mudar, pois você pode se arrepender. De resto, use e abuse da imaginação! Hoje em dia o mercado está recheado de produtos para mudar a cara da casa com soluções simples.


Comece pelas almofadas, cortinas, tapetes, vasos. Eles já dão uma grande diferença e nem exigem mudança radical. Se quiser ir a fundo, pinte uma parede com uma cor que goste muito e recomendo a utilização de muitas flores pela casa! Isso não pode faltar! Adoro!

- E para quem vai construir, ou seja, começar um novo lar do zero, qual dica você daria?

Brunete - Paciência! Esteja muito atento a todos os detalhes, porque você pode ter todas as ideias em mente, mas se não ficar de olho na execução, seus sonhos podem virar pesadelos. Quanto à estrutura, pense sempre na praticidade dos ambientes, e no conforto, claro.

- Destaque um projeto seu que amou e por quê?

Brunete - Gosto muito do Jardim de Vidro, um espaço premiado que fiz para a Deca. Gosto deste ambiente porque foi a primeira vez que trabalhei tanto com o vidro, e acabei me apaixonando por ele!

- Você, que já ganhou inclusive prêmios internacionais, percebe diferença nos projetos nacionais e internacionais? O Brasil segue tendências mundiais de decoração e arquitetura?

Brunete - O Brasil é um pais muito antenado em tudo o que acontece lá fora e também contribui com inovações no mercado de arquitetura, que cada vez cresce mais. Os projetos no Brasil são bastante ousados e isso vem com a corrente tecnológica que circula mundo afora.

Áreas como automação residencial e sustentabilidade têm sido bastante pensadas, e diferentemente de outros tempos, agora o Brasil começa a entrar neste mercado como competidor, oferecendo novas tecnologias para o mundo.

- Você é inspirada por outros profissionais? Quais? Gosta do trabalho de quem atualmente?

Brunete - Gosto muito do trabalho do Karim Rashid, que é um grande amigo meu. Temos estilos muito parecidos, pois lidamos com muitas cores e humor.

Acompanhe tudo sobre:ArquiteturaDecoraçãoEntrevistas

Mais de Casual

No tom do café: acompanhe o ritmo de Franklin com as cafeterias da cidade

Para chef da Le Cordon Bleu no Brasil, a gastronomia precisa ser acessível a todos

Como vai funcionar o terminal ultra VIP no aeroporto Guarulhos; entrada vai custar R$ 3 mil

A nova fase de Ricardo Almeida: alfaiate inaugura estúdio e nova marca com os filhos

Mais na Exame