TRENDS: O que é o vodcast que chega para dar ainda mais tom à voz
A dupla imagem e som dá tom e brilho às vozes, além de trazer conexão, interatividade e muito mais informação
Modo escuro
Vodcasts dão rosto às vozes; o que antes podia ser “imaginado”, tomou forma e o público quer assistir. (Getty Images/Getty Images)
Publicado em 23 de fevereiro de 2022 às, 09h00.
Por Alexandre Loures e Flávio Castro*
Vodcasts estão ganhando espaço e conquistando uma legião de fãs. Isso porque a opção de conhecer melhor os apresentadores, ampliar a conexão e ainda ter a opção de ouvir ou assistir a um episódio significa uma expansão do conteúdo produzido que possibilita oferecer, ao expectador, uma ampla gama de possibilidades e entretenimento.
Usuários querem usufruir da flexibilidade de opções. Isso quer dizer que o público quer ouvir ou assistir o que quiser, na hora que pretender, no formato que for mais útil e no canal que mais gostar.
Podcast não é rádio. Vodcast não é TV.
Podcast não é rádio porque é uma mídia sob demanda que pode ter inúmeros formatos, flexibilidade de tempo, e pode ser ouvido quando e aonde o ouvinte quiser.
Vodcasts são conteúdos em vídeo do que é produzido em áudio. Nada mais é do que um podcast filmado. Esse formato dá a quem está assistindo uma amplitude do que é ouvido. Ao ver os apresentadores e colaboradores, o público se conecta e se envolve com o que foi produzido de uma forma mais profunda, podendo assimilar gestos, olhares e “moods”.
Vídeos continuam em ascensão. E tendem a crescer ainda mais com o desenvolvimento das plataformas de streaming.
O bate-papo que virou um ‘Big Brother’ atrai criadores de conteúdo por causa, também, da rapidez com que podem ser produzidos e do baixo custo.
O Spotify, antenado nessa tendência, já anunciou a estreia de seu primeiro Vodcast no Brasil. O programa tem conteúdo exclusivo da própria ferramenta e também do YouTube.
Essa iniciativa é um passo importante da empresa para enfrentar a concorrência e um compromisso de oferecer a seus ouvintes outros meios de consumo de suas criações.
Os presidenciáveis brasileiros também estão aderindo a esse novo formato.
O trunfo dos canais da Internet é que eles dão tempo aos participantes de desenvolverem suas teses com mais tranquilidade e mostram os candidatos de uma maneira muito menos pretensiosa do que, por exemplo, uma entrevista em TV. Essa intimidade com o público é uma ferramenta poderosa de conquista.
Vodcasts dão rosto às vozes. O que antes podia ser “imaginado”, tomou forma e o público quer assistir.
Vídeos são sempre chamariz e a tecnologia avança a seu favor. Até o famoso filme Pânico, que estreou em janeiro uma nova versão, faz referência ao Vodcast em uma de suas tensas cenas.
O que é tendência, veio para ficar.
Então fica claro que Vídeos de Podcasts já viraram uma poderosa ferramenta de marketing.
A dupla Imagem + Som dá tom e brilho às vozes. Traz conexão, interatividade e muito mais informação.
Leia mais:
- Do som ao vídeo: Spotify mira YouTube ao lançar seu 1º ‘vodcast’ no Brasil
- Presidenciáveis usam podcasts como opção em pré-campanha
- Vodcast Parte 1: dando rosto às vozes
- Como os profissionais de marketing podem medir a eficácia de seus podcasts?
*Alexandre Loures e Flávio Castro são sócios da FSB Comunicação
Este é um conteúdo da Bússola, parceria entre a FSB Comunicação e a Exame. O texto não reflete necessariamente a opinião da Exame.
Siga a Bússola nas redes: Instagram | LinkedIn | Twitter | Facebook | Youtube
Veja também
Últimas Notícias
YouTube introduz ferramenta para identificação de conteúdo gerado por IA
Há uma semana
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.