Brasil

Coelho assume vice-liderança no Recife, diz Datafolha

O petista Humberto Costa caiu nas pesquisa e na briga por uma vaga no segundo turno contra o líder, Geraldo Julio, do PSB

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de outubro de 2012 às 19h55.

São Paulo - O candidato tucano à Prefeitura do Recife, Daniel Coelho, assumiu a segunda posição na preferência do eleitorado, deixando para trás o petista Humberto Costa na briga por uma vaga no segundo turno contra o líder nas pesquisas, Geraldo Julio (PSB), apontou pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira.

Segundo o levantamento, encomendado pelo jornal Folha de S. Paulo e pela TV Globo, Julio, candidato do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, tem 42 por cento da preferência do eleitorado, ante os 34 por cento apontados em pesquisa divulgada pelo instituto em 12 de setembro.

Com 47 por cento dos votos válidos, segundo o Datafolha, Julio não conseguiria vencer a eleição na capital pernambucana já no primeiro turno, marcado para 7 de outubro.

Coelho superou Costa na disputa pela segunda colocação, e agora soma 22 por cento, 2 pontos percentuais a mais do que no levantamento anterior. Costa, por sua vez, tem 17 por cento agora, contra 23 por cento na sondagem do dia 12.

Mendonça Filho (DEM) ocupa a quarta colocação, com 5 por cento, oscilando 3 pontos para baixo na comparação com a pesquisa anterior.

Edna Costa (PPL) aparece com 2 por cento da preferência do eleitorado, enquanto Jair Pedro (PSTU) e Roberto Numeriano (PCB) somam 1 por cento cada.

Seis por cento dos entrevistados declararam voto branco ou nulo, e 5 por cento disseram não saber em quem vão votar.

O Datafolha ouviu 1.146 pessoas na capital pernambucana entre os dias 25 e 26 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2012Oposição políticaPartidos políticosPernambucoPolíticaPolítica no BrasilPSB – Partido Socialista BrasileiroPSDBPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Adaptação das cidades à crise climática exige mudança de paradigma, dizem especialistas

Bairros, empreendimentos e cidades inteligentes

Enchentes no RS: mais de 76 mil pessoas estão em abrigos; 155 mortes e 94 desaparecidos

Presidente da Anatel defende que órgão regule as plataformas digitais

Mais na Exame